Nesse momento do Estágio II, orientadas pela prof. Flávia da UFG, começamos o nosso Estágio de observação da sala de aula. Antes, elaboramos o nosso Plano de Ação, com Cronograma/Planejamento.
O grupo foi alterado em tamanho, pois tivemos a felicidade de ganhar mais uma colega, a nossa querida Girlene. No entanto, para estagiarmos, tivemos que dividir o grupo pois a faculdade não permitiu a formação de grupos com mais de três pessoas. Formamos assim duas duplas.
Este primeiro momento foi executado no mês de abril.
A nossa supervisora do Estágio foi a prof. Valdênia que nos auxiliou durante todo o processo. Mostrou ser uma pessoa de extrema dinamicidade, estando sempre a nossa disposição.
Como os horários das disciplinas de Artes não batiam com o nosso tempo, pois trabalhamos durante o dia, foi necessário estagiarmos em outra disciplina, no turno Noturno, na EJA.
Assim, nós ( Luztânia e Maria Nilva ), fomos estagiar na disciplina de Geografia, no 7º ano e as alunas Cedma e Girlene, foram estagiar na disciplina de História, 5º ano, também na EJA.
Estagiamos com a prof. Maria Edilamar, formada em Geografia e que trabalha com as disciplinas de Geografia e História.
Nesta etapa fizemos as seguites observações:
- observação da sala como um todo: ambiente arquitetônico, mobília, ventilação, materiais didáticos, nº de alunos. Anotações da visualidade da sala de aula.
- Observação dos alunos em relação a conduta, comportamento ( no agir, no sentar, etc ) e participação durante a aula.
- Observação se a sala se divide em territórios de diferentes grupos.
- Observação do grau de atenção dos rapazes e moças, o que desperta ( assunto ) mais a atenção dos dois grupos durante as explicações da professora.
- Observação das dinâmicas executadas pela professora.
- Empatia entre docente e discentes.
- Linguagem usada.
- Envolvimento dos alunos.










A conduta e comportamento foi muito boa, prestando atenção a aula, fazendo perguntas sobre o que não entendiam.
A empatia entre professora e alunos é muito grande. A mesma possui um domínio muito grande da sala.
Nota-se a presença de uma criança na sala de aula, pois os pais para poderem estudar necessitam levar o filho. No entanto, o mesmo não atrapanha o andamento da sala, e sim participa no que consegue. É um encanto de criança.

No dia 22 de abril aconteceu a Votação para a renovação do Conselho Escolar e a entrega de boletins em que os alunos e pais participaram. A pauta do dia foi feita pela diretora Marciane Periera.







Nenhum comentário:
Postar um comentário