Quanta correria, quanta expectativa...

Aplicamos o nosso projeto no horário da primeira e segunda aula, no dia 02 de Junho. Estavam presentes dez alunos. A professora Maria Edilamar nos acompanhou durante a execução do mesmo. Tivemos também o privilégio de receber a visita da diretora Marciane e da coordenadora de turno prof. Cleide.
Primeiramente fizemos uma abordagem sobre o projeto que desenvolveríamos e como o mesmo seria aplicado.

Verificamos os conhecimentos dos alunos sobre o assunto a ser trabalhado.

Dialogamos sobre as manifestações artísticas da região norte.



Para a exposição do conteúdo utilizamos cartazes ilustrados.



A turma participou, compartilhando suas experiências e conhecimentos.




Grupo 1 : Cerâmica Indígena
Alunas: Celeste e Lucimar
Grupo 2: Escultura Indígena
Alunos: José Ivan e Aparecido Donisete
Grupo 3: Pintura Corporal
Alunos: Silas e João
Grupo 4: Cestaria
Alunos: Aladim e Divino
Grupo 5: Arte Plumária
Alunos: Leandro e Elizangela
Primeiro Momento - Confecção dos Mapas:
Grupo 1



Grupo 3:




Grupo 5


Grupo 1


Grupo 2




Grupo 3:
Grupo 4


Grupo 5



Grupo 5
Grupo 1:




Grupo 4
Grupo 5



Grupo 2
Grupo 2:

Grupo 5




Grupo 2
Grupo 2:
Esculturas Indígenas
Pintura Corporal
Cestaria





Arte Plumária

Prof. Maria Edilamar registrando este momento com o grupo

Grupo 2

Grupo 3



Grupo 5

Registro de toda a turma de alunos que fizeram esse momento acontecer.
Presença da Diretora Marciane que parabenizou a turma pela realização do projeto.
Para nós estagiárias, a turma do 7º ano da EJA representa a vontade e o querer em buscar no ensino aprendizagem que a Escola oferece opções de mudanças de vida. Aprendemos através da garra, perseverança e entusiasmo destes poucos alunos que nunca é tarde para buscar o que queremos.

Quinto Momento: Apresentação do trabalho proposto
Grupo 1
Prof. Maria Edilamar registrando este momento com o grupo


Grupo 2



Grupo 4


Grupo 5




Como diz a canção... " Vem vamos embora, que esperar não é fazer, quem sabe faz a hora não espera acontecer..."
Para estes alunos, o trabalho representou um aprendizado, uma forma diferente de aprender em grupo e de aprender construindo. Que as manifestações artísticas indígenas tem o seu sentido e o seu valor. Como disse um aluno: " Cada símbolo desenhado, feito, têm o seu significado para o povo indígena, ao contrário de muitas tatuagens que são feitas hoje no corpo de muitos jovens, que não sabem o significado, fazem por modismo."
Alguns alunos encontraram algumas dificuldades, principalmente no fazer a legenda, no entanto superaram as dificuldades e construiram o que foi proposto no projeto.
Enfim, foi positivo a realização desse projeto, pois através da prática, de executar uma aula/oficina, representou para nós estar dentro de um processo criativo que despertou em nós a necessidade de nos colocarmos a serviço do processo ensino aprendizagem, capaz de gerar mudanças, de produzir uma formação para o pensar e para o fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário