sábado, 12 de junho de 2010

Plano da Aula/Oficina executado pelas alunas Luztânia e Maria Nilva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Estágio II
Pôlo: Uruana - GO
Professora Orientadora: Flávia Cirqueira
Alunas: Luztânia S. O. Silva
Maria Nilva G. Silva

PLANO DE AULA/OFICINA
1 - IDENTIFICAÇÃO:
Disciplina: Geografia
Escola: Colégio Estadual Virgílio do Vale
Público Alvo: alunos da EJA ( 7º ano )
Professor da Turma: Maria Edilamar
Número de alunos: 22 Obs.: mas pode variar entre 08, 10, 12, dependendo das faltas.
Faixa Etária: 20 a 58 anos
Carga Horária: 2 horas aulas
Estagiárias responsáveis pela aula/Oficina: Luztânia S. Oliveira
Maria Nilva. G. Silva
2 - EMENTA:
Oficina de confecção de mapas que representem a cultura da região norte, com destaque as manifestações artísticas da região, como: pintura corporal, escultura, cerâmica, cestaria e arte plumária.
3 - JUSTIFICATIVA:
A oficina desenvolvida neste projeto tem como objetivo a confecção de mapas da região norte que localiza por Estados as manifestações artísticas dos grupos indígenas da região, como pintura corporal, escultura, cerâmica, cestaria e arte plumária, proporcionando aos alunos (as) conhecer e edentificar as riquezas culturais dos povos indígenas que habitam a região, além de mostrar aos mesmos a localização das manifestações artísticas através de legendas.
4 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Confecção do Mapa da Região Norte, dividida por Estados.
- Colagem de figuras que representam as manifestações artísticas dos povos indígenas por Estado ( Amazonas, Acre, Pará, Roraina, Rondônia, Amapá, Tocantins ), como: pintura corporal, escultura, cerâmica, cestaria e arte plumária.
- Criação de Legendas ( por Estados ) para a identificação da localização das manifestações artísticas indígenas.
5 - OBJETIVOS:
5.1. Objetivo Geral:
- Despertar a criatividade, através da confecção de mapas da região norte do Brasil e da colagem de figuras que representam as manifestações artísticas indígenas e despertar a curiosidade e reflexão sobre a diversidade cultural dos povos indígenas de cada Estado da Região Norte, com suas semelhanças e diferenças.
5.2. Objetivos Específicos:
- Confeccionar o mapa político da Região Norte.
- Colar nos mapas confeccionados figuras que representam as manifestações artísticas dos povos indígenas da Região Norte, em seus respectivos Estados.
- Criar as Legendas que identificam por Estados as manifestações artísticas desenvolvidas pelo povos indígenas.
- Refletir sobre a diversidade cultural indígena na região norte do Brasil.
6 - METODOLOGIA:
- Aula Espositiva.
- Trabalho em Grupo: - Confecção de mapas da Região Norte;
- Colagem de figuras relacionadas as manifestações culturais indígenas ( pintura corporal, escultura, cerâmica, cestaria e arte plumária ).
- Criação de Legendas, atraves de desenhos ou colagens.
7 - RECURSOS DIDÁTICOS:
- Mapas, papel celofone ou transparente, papel carbono, Papel Cartão, figuras sobre a cultura indígena, tesouras, cola, canetinhas de várias cores.
8 - DESENVOLVIMENTO:
1 - Explicação do trabalho a ser desenvolvido;
2 - Verificação dos conhecimentos dos mesmos sobre o assunto a ser trabalhado;
3 - Divisão da turma em cinco grupos;
4 - Entrega aos grupos os materiais para a execução para a execução da oficina;
Grupo 1 - Pintura Corporal.
Grupo 1 - Escultura Indígena.
Grupo 3 - Cerâmica Indígena.
Grupo 4 - Cestaria Indígena
Grupo 5 - Arte Plumária Indígena.
5 - Confecção dos Mapas. Os alunos receberão papel cartão, onde riscarão os mapas.
6 - Colagens de figuras que representam as manifestações artísticas indígenas por Estados.
Após a colagem e observação das figuras, o grupo utilizando canetinhas de diversas cores deverão criar sinais, linhas, traçados, etc, para diferenciar os Estados na Legenda;
7 - Criação da Legenda;
8 - Apresentação do Trabalho proposto;
9 - Avaliação do grupo em relação ao trabalho executado.
9 - Como critério serão considerados os índices de envolvimento dos alunos (as) na atividade, o empenho em participar, as dificuldades encontradas na confecção dos mapas e as reflexões feitas pelo grupo ao apresentar o trabalho em relação a diversidade cultural existente entre os diversos grupos indígenas na Região Norte.
9 - FONTES DE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário